domingo, 16 de outubro de 2011

Objeto Interativo

A primeira ideia para criar um objeto interativo foi o de criar um cubo de jogos em que cada face conteria algum tipo de jogo, por exemplo um caça-palavras, um quebra-cabeça, mas essa ideia não era polivalente e surgiu outra ideia que foi a mostrada a seguir, com garrafas de vidro, som e luz.




O objetivo desse trabalho era criar um objeto interativo com o uso de aparatos eletrônicos, que possa gerar uma interação entre as pessoas e ser de cunho polivalente. Criei uma espécie de instrumento musical com garrafas de vidro, em que cada uma delas representa uma nota musical - DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LA e SI- e ao tocar as notas uma luz acende e ilumina a garrafa. Tem a possibilidade de uma pessoa tocar sozinha ou duas pessoas ou mais tocarem ao mesmo tempo, com a possibilidade te poder trocar as garrafas de lugar criando assim músicas com as notas fora do lugar e musicas diferentes. Para que esse mecanismo funcionasse utilizei leds ligados a reed switch, que é acionado quando um imã é aproximado dele, então na ponta de cada baqueta tinha um imã, assim a baqueta produzia o som e a luz acendia.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Visita à Ihotim

Em nossa visita à Inhotim observamos as obras ali encontradas mas meu grupo ficou responsável pela obra True Rouge de Tunga. Esse pavilhão é um dos primeiros construídos em Inhotim e com essa exposição permanente. Essa obra retrata com suas redes penduradas, a cor vermelha, o líquido vermelho etc, a vitalidade humana. Esse emaranhado não chega a tocar o chão nem por um milímetro. Essa obra foi instalada a partir de performances, em que os atores nus interagiam com a obra.



Um pouco mais sobre Tunga:

Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão (Palmares PE 1952). Escultor, desenhista, artista performático. Muda-se para o Rio de Janeiro onde, em 1974, conclui o curso de arquitetura e urbanismo na Universidade Santa Úrsula. É colaborador da revista Malasartes e do jornal A Parte do Fogo. Na década de 1980, realiza conferências no Instituto de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula e na Universidade Candido Mendes. Recebe o Prêmio Governo do Estado por exposição realizada no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em 1986. No ano seguinte, realiza o vídeo Nervo de Prata, feito em parceria com Arthur Omar (1948). Em 1990, recebe o Prêmio Brasília de Artes Plásticas e, em 1991, o Prêmio Mário Pedrosa da Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA pela obra Preliminares do Palíndromo Incesto. Para realizar seu trabalho, investiga áreas do conhecimento como literatura, filosofia, psicanálise, teatro, além de disciplinas das ciências exatas e biológicas. 

Fotos:




Pesquisas

                    The Royal College of Art - RCA

        Tem como objetivo explorar as relações entre as pessoas, design e tecnologias em diferentes contextos da prática. Utilizam a tecnologia como meio, como produto e como crítica.

Alguns trabalhos:

1- When the home stops - Joseph Popper

Um homem solitário aparece em várias situações difíceis de rotina ao serviço de um robô doméstico - que parece ter parado completamente de funcionar. A série de "ainda vive" explora o que pode acontecer se a nossa confiança e dependência de inteligência artificial vai longe demais.



2- Design Robot Shoes: Kevin Grennan

Brinquedo em que percebemos como os robôs percebem o ambiente, ou seja, imaginar o mundo como um robô.



3- The buttons : Nitipak Samsen

Nesse projeto os botões são como uma extensão do desejo humano de controlar o mundo, os botão inter-controlam os seres humanos e o mundo.

http://vimeo.com/5313148

4- Crossing Borders: Ka Fai Choy

Esse projeto foi feito para observar como o público reage à ampliação dos limites visuais.

http://vimeo.com/7918122
           Interaction Design Institue - IVREA
Tem por objetivo desenvolver a capacidade de inovar novos produtos e serviços que ajudam na interação com o outro e com a tecnologia.
Alguns trabalhos:
1- Mus~ync: Haraldur Unnarson

Uma interface musical que tem como objetivo incorporar a música no cotidiano.


2- Design Improv :Nathan Waterhouse

Uma espécie de jogo com cartas em que os designers tem que pensar na abordagem dos assuntos como performances por exemplo.


3- Neighbourhood Satellites :Myriel Milicevic

À medida que se movem pela cidade, os dispositivos móveis nos permitem desfrutar de rede remota e imersão em entretenimento pessoal. Estas preocupações, no entanto, tendem a diminuir a nossa sensibilidade para o que está acontecendo diretamente em torno de nós, e muitas vezes aprendemos sobre nossas próprias condições ambientais através de fontes mediada.



IDEO Design and Innovation Consultancy

Objetivo de ajudar organizações dos setores público e privado a inovar e crescer, transformando a maneira como as organizações desenvolvem produtos, serviços etc. Trabalhar com a tecnologia de uma forma economicamente viavel.

Alguns trabalhos:

1- Node Chair for steelcase

IDEO colaborou com Steelcase para encontrar e design a plataforma certa para melhorar a experiência de sala de aula. A cadeira de Node, tem recebido elogios para promover a colaboração do estudante, permitindo que os educadores às salas de aula reconfigurar para caber diferentes estilos de ensino, e permitindo que as instituições de poupar dinheiro, tornando os espaços mais flexível e adaptável para usos variados.


2- In-Home sanitation solutions for wsup and unilever

Unilever, fabricante multinacional de produtos de consumo, e Wsup, uma organização sem fins lucrativos, a parceria tri-sector trabalhando para melhorar o acesso à água barata e segura e ao saneamento, foram à procura de formas para superar essas barreiras. Eles pediram a IDEO para ajudar a determinar a melhor abordagem para o desenvolvimento de novos produtos e serviços para os pobres urbanos.


TU Delft - Delft University of Tecnology

Alguns trabalhos:

1- Transparent interfaces (coordenador do projeto: Prof. Dr. H de Hidder): Busca maneiras de permitir ao usuário interagir com o conteúdo na mão e não se incomodar com como controlar ou interagir com o produto, fornecendo produtos com mecanismos para coletar informações sobre o que o usuário está fazendo ou olhando e se adaptar com base nos essa informação para as necessidades e desejos do usuário.


2- Basic atmosphere controller (do programa, Social and Contextual Interaction Design - coordenador do projeto: Dr. D.V. Keyson): O objetivo do programa é criar produtos que reconheçam as necessidades do usuário. Nesse projeto, música, iluminação e arte são usadas de modo integrado para mudar a atmosfera de uma sala de estar. Várias atmosferas foram desenvolvidas partir de pesquisas com usuários, e elas são controladas via tablet ou pc.