domingo, 25 de setembro de 2011
domingo, 18 de setembro de 2011
Inhotim e Jarbas Lopes
Inhotim - localizado em Brumadinho- é um instituto criado pelo empresário Bernardo Paz na década de 1980 que recebeu influências de Roberto Burle Marx em seus jardins que receberam até entao grande destaque com um grande acervo no Jardim Botânico. Com o tempo a propriedade foi se modificando e criando espaços culturais com edificações para receber obras de arte contemporânea, como às dos artistas: Amilcar de Castro, Damián Ortega, Hélio Oiticica, Vik Muniz entre outros.
Um dos artistas que me chamou a atenção é Jarbas Lopes que nasceu em Nova Iguaçu em 1964. Vive e trabalha em Maricá, Brasil. Formado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Jarbas Lopes trabalha com materiais pouco nobres e um procedimento freqüente em seus trabalhos é a reconfiguração de objetos. Alterando a aparência de bicicletas sem, no entanto, interferir em seu uso, Jarbas preenche espaços vazios e encapa a superfície metálica delas com trançados de vime.É o caso da Cicloviaérea (2003-2004), a rigor um meio de transporte - um plano levemente inclinado, ligando um ponto a outro do trajeto com bicicletas, dispensando assim o uso de combustível.
Seu trabalho mais polêmico, "Troca-Troca" (2002) consiste num longo trajeto percorrido pelo artista e sete amigos que foram de carro do Rio de Janeiro a Curitiba (aproximadamente 800 km ). A viagem aconteceu em três fuscas, que andavam sempre próximos uns aos outros e estavam conectados por uma rede de som comum. Originalmente os automóveis eram amarelo, vermelho e azul, mas tiveram suas portas, capô e porta-malas trocados entre si tornando-se todos coloridos. Ao longo do percurso, o artista foi colando nos carros adesivos em que se liam palíndromos como "lateral é tela retal" e "aja na naja". Na chegada, os carros fizeram parte da exposição que inaugurou o Museu de Arte Contemporânea de Curitiba.
Participou de exposições como "Off the grid", na Galeria Lehmann Maupin, em Nova York (2002); 8ª Bienal de Havana (2003) e "Gambiarra - New Art from Brazil", em Londres (2003). Tem um trabalho no acervo da Tate Modern, em Londres.
Outras obras de Jarbas Lopes:
Bibliografia:
Textos retirados de:
Fotografias de Daniel Mansur, Eduardo Eckenfels.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
SketchUp planialtimétrico individual
A partir das medidas retiras no local para intervenção, foi possível criar um modelo 3D para estudo do lugar.
Assinar:
Comentários (Atom)













